Alimentos LOW CARB para sempre ter em casa
segunda-feira, dezembro 28, 2020
Melhor dica pra quem quer começar uma dieta Low Carb, ou qualquer outra: PROGRAMAÇÃO. Isso mesmo! Quando nos propomos a começar uma dieta temos que nos programar com a alimentação, ter sempre em casa os alimentos permitidos pra na hora da fome, ter certinho o que comer.
Elaborei aqui pra vocês alguns alimentos que sempre gosto de ter, bora começar?
Vegetais
Eles são a base da dieta. Quando pensamos em Low Carb tem que vir em nossa cabeça uma alimentação natural, com produtos vindos da terra, produtos que não passaram por processamento.
Aqui em vegetais quero dizer legumes e verduras, sendo eles: todas as folhas (alface, rúcula, almeirão, chicória, folha da uva, salsão), tomate, abobrinha, couve-flor, brócolis, chuchu, berinjela, cenoura, aspargos, palmito, repolho, pimentão, cebola, alho, abóbora, pepino, quiabo, jiló, gengibre, nabo, rabanete, alho-poró, espinafre, etc.
A dica aqui é sair do lugar comum, inventar formas diferentes de preparo. Fazer os legumes assados é uma ótima dica, eles ficam deliciosos e você pode misturar todos eles, jogar um sal, azeite e pronto! Eu amo preparar legumes assados.
Pense sempre que pelo menos metade do seu prato, em cada refeição, deve ser composto por metade de vegetais, por volta de 200 a 300 gramas deles por refeição. Isso vai te dar saciedade e fazer com que precise comer menos dos outros alimentos.
Azeite de Oliva Extravirgem
Rico em ácidos graxos, eles protegem a saúde do coração. Compre sempre uma embalagem escura, pra evitar a oxidação do produto e com acidez abaixo de 0,5%. Não há problema aquecer o azeite em temperaturas baixas, ta? Hehe... Ele não perde as propriedades assim, ele só perde as propriedades se aquecido por longos períodos a temperatura superior a 180 graus (então não vale usá-lo para frituras).
Castanhas e Sementes
Alimento prático, que podemos ter sempre à mão. Mas vale lembrar que, ainda que tenham gordura boa, baixo carboidrato, possuem bastante gordura, então não da pra comer a vontade! E o amendoim com casquinha não entra na lista, hein? Hehe... É uma boa aliada pra carregar na bolsa e comer na hora de fome, mas sempre com moderação.
As sementes são ótimas para enriquecer as receitas, dar uma textura às saladas. Eu amo usá-las. Temos a título de exemplo: girassol, chia, linhaça, abóbora. São também fonte de proteína.
Coco
Fruta poderosa! Você aproveita tudo do coco, pode fazer em casa a farinha, o leite, comer in natura e ainda usar para diversas receitas. Rico em gordura boa e fibras, ele também é ótimo para dar saciedade.
Abacate
Outra fruta show de bola, é riquíssimo em nutrientes. A sua maior composição é gordura, o que é ótimo para dar saciedade e também rico em glutamina (um dos mais potentes antioxidantes).
Aqui no Brasil temos o costume de comer abacate em receitas doces, mas genteeee, experimente ele em versões salgadas como Guacamole ou Avocado Toast. Sim, ele combina super com saladas, pão e ovos. Vale muito a pena experimentar, sem preconceitos.
Frutas Vermelhas
São ótimas porque contém baixa quantidade de açúcar em sua composição e bastante nutrientes, sendo importantes fontes de antioxidantes e fitoquímicos que possuem efeito antienvelhecimento. São elas: morango, framboesa, mirtilo, amora, açaí (sem xarope). Vale a versão congelada também!
Carnes
Se você não for do time vegetariano, pode apostar no consumo de carnes e ter sempre elas no congelador. Vale a carne bovina, frango, peixe, porco, ovelha... a que você gostar.
É importante não abusar também da carne, comer um pedaço em cada refeição, por volta de 150 gramas. O dia do churrasco deve ser a exceção, não a regra. Hehe... Mas elas são uma importante fonte de proteína que são alimentos essenciais para a construção de músculos, renovação dos tecidos, saúde da pele, unhas e até cabelo.
Outras Proteínas
Além das carnes temos o OVO, alimento fantástico, versátil e de fácil preparo. Existem infinitas maneiras de se preparar o ovo e recomendo que você teste muitas delas. Hehe... Eu sou daquela que enjoa fácil de comer a mesma coisa todos os dias, então procuro diversificar bastante meus preparos. O ovo é aquele ingrediente que nunca pode faltar em casa.
Existem ainda as fontes de proteína vegetais, que são: o feijão, grão de bico, lentilha, quinoa. Eles alimentos, vale lembrar, também possuem carboidrato em suas composições, então devem ser comidos com maior moderação, mas podem ser serem inseridos numa dieta Low Carb.
Chocolate
O chocolate rico em cacau (com mais de 70%) é um alimento prático e bastante nutritivo. Acostumar o paladar com o chocolate mais amargo é um hábito a ser construído (da mesma maneira que tomar o café sem açúcar). Depois de ter o hábito, impossível será voltar atrás. Hehe...
E é isso gente!
Tendo esses alimentos em casa, vocês estará preparado para produzir inúmeras receitas gostosas, saudáveis e Low Carb.
Programe-se e bora lá!
Beijos e até o próximo post.
Priscila Schulz
0 comentários
"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz