5 ERROS que comete quem faz LOW CARB
quinta-feira, dezembro 24, 2020Será que tudo o que você pensa estar fazendo certo em relação à Dieta Low Carb é realmente certo? Aqui vou discorrer com vocês 5 erros que normalmente as pessoas que fazem Low Carb cometem. Bora?
Tem um vídeo no Youtube onde falo sobre isso, clique abaixo se você prefere assistir:
:
1. Achar que existem alimentos Low Carb
A Dieta Low Carb visa a diminuição da ingestão de carboidratos. O objetivo é focar a alimentação em "alimentos de verdade". O que são os alimentos de verdade? São os tirados da terra, que não passaram por nenhum processo industrial, refinamento, tais como: legumes, verduras, frutas, carnes, ovos...
Alguns desses alimentos, é claro, possuem em sua estrutura maior quantidade de carboidratos como os grãos, raízes, algumas frutas. Mas não quer dizer que eles não podem ser consumidor.
Uma vez usei 1/2 xícara de milho em uma receita Low Carb e recebi alguns comentários falando que "o milho não é Low Carb". O fato é que, ainda que o milho tenha carboidratos em sua composição ele é "comida de verdade" e pode ser consumido em uma dieta Low Carb, moderadamente.
Uma alimentação convencional acaba por ter entre 50 e 55% de carboidratos. Se houver uma diminuição de 10% dessa porcentagem, pra você, já estará havendo uma Dieta Low Carb, porque houve uma redução de carboidratos.
2. Achar que pode comer a vontade os "alimentos permitidos"
Por um lado, na Low Carb pode-se comer alguns alimentos que tem maior quantidade de gordura e menos carboidratos, como queijo, creme de leite... Porém, ainda que tais alimentos sejam permitidos, não devem ser comidos livremente, devido à grande quantidade de gordura.
A gordura da maior saciedade que o carboidrato, porém ela é bem mais calórica. Muitas pessoas reclamam que fazem a Low Carb e não emagrecem e isso se da muitas vezes pelo excesso de calorias consumidas nos alimentos gordurosos.
Ademais, queijo e creme de leite (exemplos usados) são alimentos processados/ industrializados e devem ser consumidos com moderação no processo de emagrecimento, ainda que em uma dieta de Baixo Carboidratos.
3. Exagerar na Gordura
Essa é uma dica que puxo da de cima, realmente para ressaltar. Não é porque o azeite, por exemplo, é permitido, que preciso exagerar. Certo? Pra que adicionar mais calorias na dieta sem necessidade. O excesso de calorias, ainda que não seja o foco de quem faz a Dieta Low Carb, pode sim comprometer o emagrecimento.
Use as gorduras com moderação, o quanto baste. Não adicione queijo e creme de leite em todas as preparações. Procure explorar o sabor dos alimentos in natura, o gosto dos legumes feitos mais naturais o possível. Trabalhe o paladar!
4. Querer viver de receitinhas
Fazer uma receita Low Carb de um bolo no final de semana, maravilhoso! Agora não tem como viver fazendo receitinhas e comendo elas, achando que por serem Low Carb, tudo bem. As receitinhas com baixo carboidrato acabam tendo maior porcentagem de gordura e, se consumidas em excesso, prejudicam o emagrecimento.
A dieta Low Carb deve ser principalmente formada por legumes, verduras, carnes e ovos. Essa é a base alimentar. As receitinhas são uma ajudinha para uma receita gostosa pro final de semana e não pra todo dia.
5. Achar que "jacar" um dia vai estragar toda a dieta
Nosso corpo é o resultado de uma série de ações tomadas todos os dias. O que não podemos fazer é "jacar" todos os dias, mas fora isso, uma "jacada" não irá prejudicar todo um mês de boas escolhas.
Comeu demais? Não desanima, não, acorda o outro dia e começa tudo de novo!
Eu costumo me dar 1 refeição por dia livre, onde como o que mais gosto e fico sem peso na consciência, porque sei que aquela refeição não vai prejudicar minha semana comendo certinho.
E você, acrescentaria algum outro erro? Me conta!
Beijos e até o próximo post.
Priscila Schulz
0 comentários
"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz