SAN GIMIGNANO E SUAS TORRES
sexta-feira, outubro 25, 2019
A pequenina Vila de San Gimignano é um tesouro da Toscana. Localizada na Província de Siena, foi sede de um povoado etrusco entre os séculos II e III a.C e desenvolve-se rapidamente durante a época medieval. Até hoje é conhecida como "a cidade das torres". Acredita-se que durante a Idade Média 72 torres dominavam a paisagem da cidade. Apenas 14 foram preservadas até os dias de hoje. A mais antiga é a La Rognosa, que tem mais de 50 metros de altura e que, no passado, era utilizada como prisão.
No passado as famílias moravam nas torres e a altura delas demonstrava poder. Quanto mais alta, maior poder tinha aquela família. Geralmente no térreo ficava um comércio da família, no primeiro andar os quartos e e nos últimos a cozinha.
Saímos de Florença com transporte público e é bem tranquilo. O trajeto depende de ônibus, pego quando descemos na estação de trem. É bem fácil de encontrar, só seguir os turistas. hahaha... Para o dia escolhi um look bem confortável: shorts feminino jeans e uma camisa azul de bolinhas (achadinho da viagem) + tênis branco.
Não reparem na cor do tênis, mas já nos finais da viagem ele ficou assim: sujo pacas. Juro que consegui limpar ele chegando ao Brasil (hahaha).
Pausa na ruazinha cheia de turistas para tirar uma fotinho.
Outra companheirinha minha do look foi a pochete. Eu confesso que gosto muito, principalmente da praticidade que ela traz (temos tudo facilmente à mão). O Darlon (meu esposo) não gosta muito e sempre fala: "colocou a pochete de novo hoje?" Hahaha... Ou, outra melhor: "tira a pochete pra tirar a foto". E eu retruco: "mas ela é estilosa, faz parte do look". E ele, não entende.
E vocês, gostam ou preferem o look sem ela? Como o Darlon.
San Gimignano é aquela cidade pequenina, gracinha, pra turistas. Sim, ela é lotada de turistas por todos os lados. Mas da pra entender o porquê. Além de ter excursões diárias desde Florença, a cidade é uma gracinha! É a minha segunda vez nela e com certeza voltaria.
La também fica a gelateria que ganhou por muitos anos, pelo Guines, o título de "Melhor Sorveteria do Mundo". Pensa se isso não faz ela encher de gente! E sério, é um lugar pequenininho. Hehe... E sim, o sorvete é realmente uma delícia!
Chegamos cedo na cidade, andamos um pouco e antes mesmo do sorvete (que antecipei aqui) almoçamos. Escolhemos um dos restaurantes da pracinha do poço mesmo e eu escolhi um carbonara com trufas frescas. Foi minha primeira vez comendo trufas frescas.
É um sabor bem diferente e forte. O que eu achei? Diferente! Hehe... Não seria um sabor que gostaria de comer todos os dias, isso posso garantir. Mais estranhei do que gostei, mas também não posso dizer que é ruim.
Há muitos restaurantes na cidade! Fora do centrinho também... então tem opção pra todos os gostos e bolsos.
Pedro adorou ver as pombas que fazem festa na escadaria da igreja. Falei pra ele que na cidade de mamãe (Londrina/PR) tem também um monte de pombas. Hahaha...
Voltar na cidade, depois de 7 anos, foi muito gostoso! Ali tudo se faz a pé e é uma delícia se perder nas ruazinhas. Na verdade é difícil até mesmo se perder, de tão pitica que é a cidade. Há muitas lojinhas legais para se visitar, queijos e vinhos deliciosos para degustar. Um lugar pra voltar ao passado.
Ali também fica um dos melhores e mais completos museus do mundo sobre TORTURA. Você compra o ingresso e visita 2 museus, é bastante interessante. A criatividade humana pra torturar é cabulosa. Gente do céu!
Aqui um pedaço da muralha que cerca a cidade. E nós indo embora, esperando o ônibus do lado de fora. Hehe...
Gostaram das fotos da cidadezinha? Deu vontade de conhecer?
Ahhh, San Gimignano, saudades já de você!
Beijooos e até o próximo post,
Priscila Schulz
Priscila Schulz
0 comentários
"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz