25 ATITUDES PARA EMAGRECER

segunda-feira, setembro 02, 2013



Reportagem retirada da Revista Saúde, Editora Abril, Agosto de 2013.
Adorei a reportagem e aprendi muita coisa, queria, por isso, dividir com vocês. Espero que gostem!

Percebo que, por mais que goste de cozinhar e, é claro, comer, preciso ter consciência do que coloco na minha mesa e na da minha família. Afinal, somos o que comemos, não é mesmo? E é o que comemos que ditará nossa saúde pelos anos a fio. Precisamos, portanto, de uma reeducação alimentar, e de atitudes para alcançá-la!


1. Vista roupa do seu número, nunca maiores
É isso mesmo, isso é importante principalmente para quem fica em casa, que acaba usando roupas largas e quase nunca as calças jeans mais apertadinhas. Temos a ilusão de que não estamos engordando, até que colocamos aquele jeans. Roupas largas nos iludem! Então, primeira atitude é vestir roupas normais, cuja variação na cintura logo é notada.

2. Suba na balança pelas manhãs
A prática é eficaz porque assegura uma vigilância maior em torno do peso, garante que você não leve um susto, ou novamente que viva iludido. Portanto, se ainda não tem uma balança em casa, hora de pensar em adquirir uma.

3. Use copos altos e finos
Aqui se trata de uma ilusão de ótica, enganar o corpo porque os olhos no fazem acreditar que em um recipiente mais comprido cabe mais liquido do que em um mais baixo e largo.

4. Cuidado com o fat free 
Olha só, não é só porque um alimento é diet que posso exagerar nele. Um iogurte sem gordura ainda possui calorias, já que concentra carboidratos e proteínas. Fique, portanto, de olho nos rótulos e se preciso, consulte um expert no assunto.

5. Não coma assistindo televisão
Tal hábito quase sempre termina em exagero, já que a TV nos distrai.

6. Monte o lanche depois de tomar o café
Isso porque logo após o desjejum você estará saciado e menos propenso a exagerar no recheio.

7. No almoço por quilo, laneje a refeição desde o início
Não entre na fila de um buffet sem antes espiar tudo o que tem nele. Sujeitos que não selecionam o que vão comer antes de pegar a comida, tendem a repetir. Também adicione 20% a mais de vegetais do que havia planejado e só retorne à fila para pegar a sobremesa após terminar o prato principal.

8. Acompanhe o mais lento da turma
Seguir o ritmo daquele colega que come mais devagar. É preciso comer devagar para dar tempo de o cérebro registrar aquela sensação de estômago cheio. Se comemos devagar, comemos menos.

9. ... e, quando terminar, saia ligeiro da mesa
É uma questão de autocontrole. Ficar ao redor de comidas gostosas aumenta a probabilidade de comermos um pouquinho mais de algo, ainda mais para os loucos por sobremesa. Portanto, parta logo para o cafezinho ou corra da mesa.

10. Em um restaurante a La Carte, siga a regra das duas opções
Entrada, bebida e sobremesa... escolha apenas 2 dessas. Extrapolar esse limite é na maioria dos casos, pura gula. Aliás, se optar pela sobremesa ao final da refeição, procure sempre dividi-la com alguém. "Pesquisas mostram que as primeiras duas colheradas são as mais saborosas". 

11. Diga adeus ao couvert
Aqueles pãezinhos, às vezes servidos antes mesmo de você falar com o garçom, são uma bela pegadinha porque não saciam. "Sabemos que eles nunca diminuem o consumo posterior de alimentos". Se, todavia, optar por comê-los, considere-os como uma entrada e siga a regra "10", ou seja, só terá direito a mais 1 opção (bebida ou sobremesa).

12. Numa tarde no trabalho, escove os dentes assim que chegar ao escritório
Além da proteção contra cáries, a atitude segura, mesmo que momentaneamente, aquela vontade de comer um docinho.

13. Guloseimas em potes escuros ou fora de alcance
Se temos doces por perto no trabalho, acabamos por beliscar mais do que se não os tivéssemos tão disponíveis. A ideia é tê-los a alguns metros ou em potes que não possamos vê-los toda hora.

14. Opte por lanches que exigem trabalho
A dificuldade na hora de abrir o petisco nos faz comer menos. "Quanto maior a barreira entre você e o alimento, menor o risco de se empanturrar". Invista em pistaches e nozes com casca.

15. Não petisque em frente ao computador
Assim como a TV, o computador tira o foco dos lanches da tarde. "A distração muitas vezes nos leva a comer mais que o necessário".

16. Para ir ao mercado, escreva uma lista
Ao bolar uma lista com o que precisa você economiza tempo e dinheiro. Se o objetivo é emagrecer, muitas sacolas no carro significam perigo.

17. Faça as compras sem fome
Com fome selecionamos produtos mais calóricos: "as embalagens deles são bonitas, chamativas e até fazem salivar. Se estamos com fome, a vontade de adquiri-las fica ainda maior".

18. Escolha pacotes pequenos
Fuja das opções tamanho família. É melhor comprar 3 pacotes menores de bolacha do que 1 gigante que engloba o tamanho das três. Isso porque quando temos que abrir outro pacote hesitamos mais do que continuar comendo o já aberto.

19. Vá ao mercado com dinheiro contado
"Alimentos gordurosos e pobres em valor nutricional têm baixo custo em relação aos saudáveis". Quando vamos com dinheiro vivo e contado ao mercado fica mais fácil adquirir só o necessário.

20. Para arrumar a despensa esconda o que engorda
Coloque os alimentos calóricos nas prateleiras altas para dificultar o acesso. O mesmo vale para a geladeira, armazene as frutas na porta e deixe as comidas gordurosas no fundo. O melhor é sempre comprar produtos saudáveis e não criar um estoque de guloseimas em casa, porque quando bate aquela vontade, não há esconderijo que resista.

21. Preste atenção na cor do prato
A disparidade de tons entre o prato e o que tem dentro dele (a comida) dá a impressão de que há mais alimento ali. Assim, ao servir uma macarronada a bolonhesa, use prato braco e macarronada ao molho branco, use prato colorido... hehe

22. Pouca variedade no Jantar
Não cozinhe inúmeras opções para o jantar, o que acontece é que acabamos querendo experimentar um pouquinho de cada coisa. O segredo está em variar a comida ao longo do dia, garantindo boas doses de todos os nutrientes. E tentar, sempre que possível, mudar o menu de um jantar para o outro.

23. Travessas ficam fora da mesa
Após pegar a comida na panela, vá para longe. Com alimentos disponíveis à nossa frente, ainda que saciados, tendemos a continuar comendo.

24. Ouça uma música calma na hora das refeições
Estudos mostram que estilos mais brandos como jazz e bossa nova, aplacam o ritmo da comilança. "Um ambiente pacato eleva as chances de mastigarmos a comida mais vezes".

25. Por fim, utilize talheres pequenos
Antigamente as colheres de arroz acumulavam cerca de 12 gramas, as atuais suportam mais de 20 gramas. Atenção na hora de medir os alimentos!


Muito legal, né?!

Eu acrescentaria outra dica, que me foi passada por uma colega na academia: "fotografe tudo o que comer durante o dia e reveja a noite"... isso é legal pra gente ter uma ideia do que come.


O método do Vigilantes do Peso (o qual sigo), também é muito bacana, pois te ensina a contar os pontos de tudo o que come e acaba mostrando o que precisa ser mudado em sua alimentação. Porque não adianta, dietas drásticas nos fazer emagrecer e logo depois voltar ao peso que tínhamos. O que precisamos é de uma reeducação alimentar para a vida toda.


Foi um prazer trocar essas dicas com vocês, espero que tenham gostado!


Ah, não deixem de participar do sorteio que estamos promovendo. Clique aqui!!!

Beijinhos, Pri


acho que vai gostar desses posts:

4 comentários

  1. Bom dia Pricila!
    Dicas mais que perfeitas, valeuuuu!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Essa da roupa esta certa , durante a mês não fiz exercicio e como tava de férias e andava de roupa larga não notei que tinha engordado.
    Agora voltei a fazer exercicio ,mas dieta não preciso fazer só tenho cuidado com o que como.
    Achei o post super interessante.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Muy buenos consejos para no pasarnos con la comida.
    Besos.

    ResponderExcluir
  4. Um post muito interessante!:) Vale a pena ler, porque há coisas importantes que nos passam mesmo ao lado. A questão do tamanho dos talheres, copos ou pratos, por exemplo.

    Beijinhos e boa semana!

    Olivia

    ResponderExcluir

"Adoro receber seus comentários, eles enriquecem o conteúdo do blog e me deixam muito feliz."
Muito obrigada pelo seu comentário!
Priscila Schulz